MDB faz Congresso e consolida Gabriel, Fantinel, Rudys e Salerno

MDB faz Congresso e consolida Gabriel, Fantinel, Rudys e Salerno

Foto: Leandro Rodrigues (Divulgação)

Pesquisa publicada no meio desta semana deixou entusiasmados os apoiadores do emedebista Gabriel Souza, com a pré-candidatura dele ao Palácio Piratini em 2026. O vice-governador, em cenários propostos pelo “Real Time Big Data”, contra Luciano Zucco, do PL, Edegar Pretto (PT) e Juliana Brizola (PDT) – estes juntos ou separados – obtém índices que variam dos 14% aos 17%. Muito mais que os 8% máximos atingidos em levantamentos anteriores e com um número maior de pretendentes.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp  


Esse cenário positivo, ainda que acompanhado de outro, com o prefeito Sebastião Melo, emedebista que governa a Capital, também bem cotado, é uma injeção de otimismo no partido que, neste sábado, em Porto Alegre, realiza congresso que ratificará a pré-candidatura de Gabriel.


Mesmo que lateralmente, o evento também deve reafirmar a mudança de atitude na seção santa-mariense do MDB e, por extensão, da Região Central. Por cá, bem diferente de eleições anteriores, a agremiação vai apostar em candidaturas locais para a Câmara dos Deputados.


Em vez de um punhado de forasteiros, nomes daqui vão coadjuvar Beto Fantinel, que deverá (é a tendência) ampliar significativamente sua votação, ele que concorre a novo mandato na Assembleia. Esse será o papel a ser desempenhado por Rudys Rodrigues, edil na boca do monte, e Paulinho Salerno, ex-prefeito de Restinga Sêca.


O trio da foto que ilustra esta nota busca, no caso dos federais, votação digna, ainda que talvez não vitoriosa no primeiro momento. O desempenho, no entanto, poderá catapultar os nomes de Salerno e Rudys para novas empreitadas eleitorais. O caminho será aberto agora. E essa é a grande mudança no MDB do centro gaúcho. O que ajuda a explicar a ida de quatro ônibus lotados de militantes para a reunião da Capital.


Tudo isso somado indica duas situações a ser confirmadas no congresso da sabatina: a consolidação de Gabriel Souza como nome da sigla ao Piratini e a confirmação da estratégia partidária para o centro gaúcho, com o trio Beto Fantinel, Rudys Rodrigues e Paulinho Salerno.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Claudemir Pereira

POR

Claudemir Pereira

Atraso da reforma previdenciária e respeito ao movimento grevista Anterior

Atraso da reforma previdenciária e respeito ao movimento grevista

O PT e a decisão sobre o quarteto de Santa Maria Próximo

O PT e a decisão sobre o quarteto de Santa Maria

Claudemir Pereira